O Google Shopping é uma vitrine virtual de produtos de lojas cadastradas onde os anunciantes podem expor seus produtos a partir de uma busca feita pelos usuários. É como se fosse um shopping online mesmo onde o objetivo é a divulgação de produtos e/ou anúncios patrocinados. Esses anúncios são particularmente eficazes, porque eles mostram uma imagem de alta qualidade do produto, assim como o preço.
O Google Shopping executa funções similares como "Buscapé ou Zoom", mas a diferença é a sua integração direta ao Google, isto é, conforme a busca realizada, os produtos aparecem nos resultados patrocinados de pesquisa.
Além disso, ele também possui a sua própria página. Desse modo as pessoas podem procurar produtos de acordo com sua categoria, marca ou usar o campo de pesquisa para fazer uma busca específica.
Configurando o Google Shopping
Antes de fazer qualquer coisa, é necessário criar uma conta no Google Merchant Center (a central de anunciantes do Google), se você ainda não tiver uma. Ter uma conta no Google Merchant Center te dá a chance de fornecer ao Google informações relacionadas ao produtos da sua loja virtual.
O passo a passo de como anunciar no Google Shopping inclui:
- Criar uma conta no Google Merchant Center;
- Enviar um feed de dados (XML);
- Aguardar a liberação/aprovação dos produtos e
- Configurar a campanha no Google Adwords.
Para configurar uma conta no Google Merchant Center, acesse: https://www.google.com/retail/solutions/merchant-center/
É importante utilizar a mesma conta do Google (e-mail) para o cadastro do Adwords e Merchant Center, isso facilitará no momento de integrar os dois serviços. Além disso, num cenário ideal a mesma conta deve ser utilizada para o Google Analytics, dessa forma, será muito mais fácil mensurar os resultados das campanhas.
*É bom deixar claro que não basta ter um feed de produtos ativo. O anunciante precisa criar a campanha específica de Google Shopping no painel do Google Adwords.
Cadastro de conta no Merchant Center
Para criar uma nova conta do Google Merchant Center, primeiro, você precisa decidir qual email usar. Normalmente, o recomendável é escolher a mesma conta de email do Google que você usa para o Adwords. Afinal, em nível de organização, é mais prático ter o mesmo email para todas as suas contas do Google Shopping.
Na tela de criação de conta, preencha os dados solicitados conforme imagens abaixo;
Após criar a conta, será exibido algumas opções para seleção como "Google Shopping, Google Plataformas, dentre outros", conforme imagem abaixo:
Como programa gratuito é exibido a opção "Google Plataformas", selecione esta opção;
Posteriormente na tela de Visão Geral, será os programas pendentes para configuração. Selecione a opção "Configuração Google Plataformas";
Configuração de Feed Produtos, Frete, Impostos
Ao abrir a tela de configuração do Google de Plataformas é exibido algumas opções para cadastro conforme imagem abaixo. Selecione a opção "Produtos" para fazer a configuração do Feed de produtos;
Com aba de configuração de produtos aberta conforme exemplo abaixo, selecione a opção "Carregar Feed de Produtos".
*Obs.: Caso você já tenha uma conta criada e/ou não seguiu os passos anteriores, precisa clicar em “produtos” no menu de navegação à esquerda e, depois, clicar em “feeds” conforme tela abaixo.
Após executar algum dos passos anteriores, será exibida a tela de configuração do Feed principal de produtos, nesta etapa selecione o "país e idioma", e marque a opção 'Anúncios do Shopping', esta opção habilita a futura utilização dos produtos do Feed nos anúncios do Google Shopping (apenas habilita, pois os anúncios precisarão ser configurados futuramente e depois publicados).
Nesta etapa a plataforma exibe as maneiras mais comuns pelas quais as pessoas conectam seus feeds à conta do Merchant Center.
Selecione a opção "Busca Programada", nesta opção será utilizado uma URL de acesso ao arquivo de dados dos produtos da loja virtual, para que ele seja atualizado dinamicamente na plataforma.
Após selecionar a opção Busca Programada, será exibido os campos de preenchimento na tela de configuração conforme abaixo. Informe todos os dados solicitados conforme exemplo:
- Nome do arquivo: Informe um nome;
- Frequência de busca: selecione a opção "Frequentemente";
- Hora da Busca: Informe o horário, por padrão aconselhamos as 00:00;
- Fuso horário: Informe o fuso horário;
- URL do arquivo: Informe o link de acesso ao arquivo de dados produtos (XML), caso não saiba a URL, solicite ao nosso canal de suporte pelo e-mail atendimento@axysweb.com.br
- Selecione o botão Salvar/Continuar, as demais opções não precisam ser preenchidas;
Após salvar as configurações do Feed de produtos, é necessário aguardar a plataforma fazer o primeiro carregamento de produtos, isso pode demorar um pouco, em média leva no mínimo 30 min até algumas horas;
Depois que o feed for conectado por meio de um dos métodos acima, você poderá ver se o produto está pendente, aprovado ou reprovado. O processo de aprovação ou reprovação pode levar até 72 horas.
Agora que você já sabe o que é o Google Merchant Center e como funciona, já pode aplicá-lo para impulsionar as vendas do seu negócio.
Configure envio, frete e impostos
As configurações de frete e impostos são as próximas etapas que você deve configurar no Merchant Center e o processo é bem simples.
Para as configurações de impostos, clique em “impostos” no menu de navegação à esquerda. Já as configurações de envio podem exigir um pouco mais de trabalho por conta da complexidade de suas regras.
O Google não permitirá a exibição de nenhuma campanha do shopping até que você adicione essas informações.
Primeiro, clique em “envio” no menu de navegação à esquerda. Você precisará dos locais, pesos e preços das diferentes opções de envio que oferece.
A propósito, se você oferecer frete grátis na sua loja virtual, certifique-se de selecionar taxa fixa e digite $0,00 para o preço. Se você não fizer isso, seu cliente não verá o texto de “frete grátis” nos seus anúncios do Google Shopping.
Vinculação de conta Merchant Center com Google Adwords
Depois que sua conta do Merchant Center for criada, você poderá conectá-la à sua conta do Adwords. Para isso, navegue até o menu suspenso no canto superior direito da página e clique nos três pontos. Em seguida, na lista suspensa, selecione “Vinculação de contas”. Você verá uma sugestão para vincular a conta do Google Adwords usada pelo seu email.
Caso você opte por usar um endereço de email separado para o Google Merchant Center, não tem problema. Basta clicar em “vincular conta” na parte inferior da página e inserir seu ID do Adwords.
Faça a verificação
A próxima etapa será verificar seu site no Merchant Center para que o Google tenha certeza de que você é o proprietário do endereço que quer anunciar.
Isso é feito ao navegar até a guia “informações comerciais”, na coluna da esquerda, e selecionar “site”.
Então, você deverá verificar sua conta por meio de um dos métodos abaixo:
- faça a verificação por meio de um arquivo HTML que você enviará para o seu site. (esse costuma ser o método mais popular);
- verifique a conta por meio do Google Analytics;
- verifique usando o Google Tag Manager.
Se você já confirmou seu site por meio do Google Adwords usando a mesma conta de email, não terá que se preocupar com essa etapa. Por isso, é indicado usar a mesma conta de email para ambas as funções.
Liste seus produtos online de forma gratuita
Para exibir seus produtos disponíveis na loja física no Google, ative os anúncios de inventário local ou as listagens de produtos locais gratuitas no Merchant Center:
- Após configuração do Feed de produtos selecione a opção de listagem gratuita na aba "Gerenciar Programas", conforme exemplo abaixo;
- Preencha as informações comerciais;
- Vincule sua conta do Merchant Center com o a conta do Google meu negócio;
*Caso ainda tenha conta Google Meu Negócio, siga os passos para criação no link - https://support.google.com/merchants/answer/7454171
- Após vincular as contas, cadastre as informações de localização da empresa;
- Faça o cadastro de cores e logotipo da empresa, utilize as mesmas cores e logotipo exibida na loja virtual da empresa;
- Posteriormente será necessário fazer a configuração da política de devolução e informações de frete.
- Por fim solicite a verificação do inventário ao Google.
Após aprovação do inventário, os produtos cadastrados serão exibidos automaticamente na seção gratuita do Google Shopping.