A aplicação das técnicas de SEO em lojas virtuais é sem sombra de dúvida uma das principais etapas do marketing digital para divulgação de um e-commerce. Os acessos originados que têm como origem a área de busca orgânica são os de maior potencial de conversão em uma loja virtual. Portanto, estar em destaque nesta área é fator fundamental para o comércio eletrônico.
Otimizando sua loja virtual para ferramentas de busca
O primeiro passo no processo de otimização do e-commerce para ferramentas de busca não está em nenhuma técnica de SEO, mas sim na compreensão do seu futuro cliente e seu processo decisório até a realização efetiva da compra.
Uma das tarefas básicas para o processo de SEO é a escolha das palavras-chave que deverão ser otimizadas, mas esta escolha não é aleatória, como muita gente imagina. Ao selecionarmos um conjunto de palavras-chave, devemos levar em consideração o estágio do processo de busca e decisão em que o usuário está, para podermos escalonar as palavras de Head, Middle e Long Tail.
Planejamento da estrutura da loja
O primeiro passo no trabalho de SEO em lojas virtuais está justamente no planejamento da estrutura da loja. A relação entre páginas como vitrine, departamentos e seções e as páginas de detalhes de produtos é de suma importância para um bom posicionamento nas páginas de resultados do Google.
Uma atenção especial deve ser dada a estrutura das URLs amigáveis nestas três dimensões. Como plataformas de e-commerce são sistemas dinâmicos, é importante analisar de que forma o sistema monta os endereços das diversas páginas para que possamos trabalhar essa estrutura de forma a conseguir extrair o máximo possível em termos de palavras-chave para os buscadores, sempre tendo em mente o momento de busca do usuário, é necessário deixar bem claro qual é a função de cada dimensão da sua loja e quais os tipos de palavras-chave serão o foco da otimização.
O trabalho de SEO na página de detalhes de produtos
Outro ponto crítico do SEO em lojas virtuais é a página de detalhes de produtos. Afinal de contas, ela é o objetivo final do funil de conversão de um e-commerce, e por isso merece uma atenção especial.
No caso das páginas de detalhes, precisamos pensar seriamente nos elementos de SEO que compõem sua estrutura para podermos realizar um bom trabalho de SEO onpage.
Uma atenção especial deve ser dada às Tags citadas abaixo, pois exercem um papel fundamental em termos de posicionamento nos buscadores:
- Meta tagTitle: O Título na página do browser (que aparece na parte superior do navegador) deve conter o nome do produto, trabalhar com as palavras-chave que tem mais busca de forma natural e ao mesmo tempo ser atraente, isso tudo de forma integrada para que uma pessoa nunca veja como algo forçado, repetitivo ou sem sentido.
A imagem acima do site Submarino (Iphone 4) é um exemplo de colocar no começo do <title> o nome do produto e as palavras que descrevem o produto. Todavia são considerados os primeiros 63 caracteres do <title>, pois são eles que aparecem nos resultados da busca do Google.
- Meta tagDescription: Funciona como um verdadeiro anúncio no snippet exibido nas páginas de resposta;
- Tags de ênfase como negritos e itálicos
- URL amigável- A URL amigável contém o nome do produto. A descrição do produto específico e a categoria de produtos também mostra para as pessoas e robôs dos buscadores como o site é organizado.
O próprio Submarino utiliza URL amigável. A URL deles segue o padrão “domínio” + “produto” + “código do produto” + “nome do produto”:
Essa URL não é ruim, porém poderia ser melhor:
Ex.: http://www.submarino.com.br/celulares-telefonia-fixa/celulares-desbloqueados/smartphone/iphone-4-apple-8gb-ios4-1ghz-5mp-gps-preto-desbloqueado-tim/produto/110562291/
O uso de hífen para separar as palavras da categoria (celulares-telefonia-fixa) evita que o segmentador do Google segmente as palavras de forma errada, então é possível assegurar a interpretação correta das palavras utilizadas. Se a plataforma exige colocar código do produto na URL, coloque isso no final da URL.
É importante destacar que não estamos falando unicamente da presença destes elementos na página, mas também na sua disposição e ordem de leitura quando os robôs dos buscadores visitam a sua página.
- Breadcrumb- A barra de navegação torna a navegação pelo site mais fácil e torna claro para a pessoa em que sessão do site ela está, permitindo acessar rapidamente páginas mais específicas de produtos ou páginas genéricas de tipos de produtos.
Ex.: Wallmart >> Eletrônicos >> TV >> TV LED
Porém a melhor forma seria: Wallmart > Eletrônicos > TV > TV LED > TV LED Bravia Full HD 32
O trabalho de SEO no e-commerce deve levar em consideração também outros elementos da página de detalhes de produtos, como a imagem e seu nome de arquivo.
Descrição de produtos
Outro fator importante no processo de SEO em lojas virtuais é a descrição dos produtos em si. Essa descrição deve ser única e exclusiva, caso contrário, você poderá ter sérios problemas para ver seus produtos listados no Google. Nada de copiar a descrição feita pelo fabricante. Esse é um dos principais erros de SEO no e-commerce que você pode cometer.
Uma forma de ter conteúdo autêntico é criar espaços para as pessoas publicarem esse conteúdo por você como os campos de avaliação do usuário.
O próprio Google é quem escolhe as suas palavras-chave em função do seu texto descritivo, por isso tanta preocupação com este item.
Outra forma de incluir conteúdo original é inserir vídeos nas páginas do produto. Muitos vídeos de produtos podem ser encontrados no YouTube e várias lojas até criam os seus próprios vídeos de produtos:
Cliques nos botões de compartilhamento Facebook, Twitter e +1 aumentam também a relevância da página de cada produto.
A dinâmica de novos produtos também pode aumentar o ranqueamento, como o Google considera também quem publicou primeiro uma informação, o fato de sua loja ser uma das primeiras a disponibilizar um produto pode também ajudar o seu site a obter melhores posições na busca orgânica.
Como determinar se uma palavra-chave é de classificação fácil ou difícil?
Volumes de pesquisa de palavras-chave dão ótimas ideias sobre a importância das palavras-chave em mercados alvo. Permitem que você compare várias palavras-chave tendo um vislumbre de como as pessoas pesquisam.
Os dados de volume de pesquisa estão disponíveis gratuitamente no Google AdWords usando a ferramenta de planejamento de palavras-chave. Para ter acesso, comece criando uma conta no Google AdWords.
Passos para encontrar as palavras-chave para o seu negócio
Assim que você tiver criado uma conta, acesse o planejador de palavras-chave na aba Ferramentas.
- Selecione “Pesquisar novas ideias de palavras-chave e de grupos de anúncios”
- Preencha o Planejador de palavras-chave do Google
- Cole as ideias de palavras-chave obtidas nas etapas anteriores
- Selecione seus países alvo
- Selecione seus idiomas alvo
- Clique em “Obter ideias”
- Ver as sugestões do Google na aba de ideias de palavras-chave.
Aqui está nosso primeiro conjunto de palavras-chave:
- Peças de carro
- Peças para carros 70
- Peças de Ford Mustang
- Para-choques danificados de carros 70
- Peças de Ford Mustang 1970
- Para-choques de Ford Mustang baratos
Seguindo esses passos, temos o volume de pesquisas de cada palavra-chave e uma boa ideia do nível de concorrência. O Google AdWords fornece até termos relacionados que podem ser interessantes para seu negócio on-line.
Fique de olho nos volumes de pesquisa. Quanto maior o volume de pesquisa, mais difícil será chegar nos resultados de busca do Google na primeira página. Lembre-se também que só porque uma palavra-chave não tem nenhum volume de pesquisa, não significa que você não deve segmentar essas “palavras-chaves compridas”.
Quer outros meios de encontrar palavras-chave? Verifique a imensa lista de ferramentas de palavras-chave da Search Engine Land para gerar mais sugestões.
Muito pode ser feito para gerar vendas através da busca orgânica, e quem seguir as orientações descritas acima está no rumo correto para aumentar a receita da sua Loja Virtual.
Ainda com dúvida de quais palavras chave utilizar? Conheça a ferramenta Google Trends!
O Google Trends reúne uma gigantesca base de dados para mostrar a você quais temas estão sendo pesquisados no momento, quais foram pesquisados nos últimos 30 dias (ou no último ano, ou nos últimos 5 anos, ou em qualquer data pré-definida desde 2004), quais temas relacionados à sua pesquisa as outras pessoas também estão buscando e outros insights.
Algumas razões para usar o Google Trends são:
- 1. Para ter ideias de conteúdo: a ferramenta mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas. Importantíssimo para conteúdo e SEO;
- 2. Para encontrar tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você consegue encontrar o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado;
- 3. Para comparar termos: biscoito ou bolacha? Palavra-chave ou keyword? Olimpíadas ou Jogos Olímpicos? Compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.
Link da ferramenta: https://trends.google.com/trends/
Para saber mais detalhes da ferramenta, clique aqui.