Com os grupos criados, agora podemos criar os usuários da Intranet. Para isso, vamos escolher a opção Controle de Usuários do menu Administração, conforme a imagem abaixo.
Além de incluir o usuário, esta tela nos permite pesquisar por um usuário no sistema, bem como, visualizar a lista daqueles já cadastrados.
Para incluir um usuário primeiramente precisamos clicar no botão . Uma nova tela se abrirá para que possamos fornecer as informações do cadastro, conforme veremos a seguir.
Para facilitar a compreensão, vamos abordar as configurações existentes em duas etapas.
- Nome Completo;
- Último Acesso: Este campo é automaticamente preenchido com a última data e hora de acesso do usuário.
- Usuário: Login que será utilizado para acessar a ferramenta.
- Senha: Senha de acesso.
- E-mail: É necessário utilizar um e-mail válido.
- Código Identificador: Número para identificar o usuário. (Opcional)
- Telefone / Ramal (opcional)
- Disponível: Se deseja que o usuário criado já esteja disponível para acesso imediatamente.
- Administrador: Atribuir ou não a permissão de Administrador ao usuário em questão.
- Notifica Form. Contato: Essa opção permite ao usuário receber os contatos realizados pelo formulário de contato presente na tela inicial.
- Grupos a que pertence: Aqui vemos os grupos cadastrados anteriormente, e podemos vincular o usuário a um ou mais destes grupos, de acordo com suas atribuições e permissões desejadas.
A segunda parte da configuração de usuários trata das permissões administrativas de acesso aos módulos que serão atribuídas a eles. Cada um dos módulos acima corresponde a uma área de gestão da ferramenta, e ao marcar cada uma das caixas estarão sendo concedidas permissões de acesso e alteração do respectivo módulo para o usuário em questão.
A opção Enviar notificação de Cadastro envia ao usuário em questão sua senha de acesso através de um e-mail para o endereço registrado na ferramenta.
Existem outros campos a serem preenchidos no cadastro do usuário, que tratam de Dados Gerais, Dados Complementares e Dados Familiares do mesmo. Esses dados podem ser abastecidos diretamente via protocolo LDAP (caso a empresa possua) ou podem ser inseridos manualmente, seja pelo Administrador da Intranet ou até mesmo pelo próprio usuário. Mais detalhes abaixo.
Dados Gerais
- Data Nascimento: Este campo define a dia-mês-ano de nascimento do usuário;
- Ocultar Data de Nascimento: Este campo define se a data de nascimento/aniversário do usuário será removida/ocultada ou não na apresentação do Usuário (Listagem e Perfil) na Intranet. Por padrão o sistema deixará este campo desmarcado, sendo que o usuário e/ou administrador poderá alterar se necessário.
Além disso, é importante lembrar que ao ocultar a data de nascimento do usuário, os demais módulos e recursos automatizados do sistema também serão desabilitados para o mesmo. Por exemplo, com a data nascimento ocultada o usuário não será exibido na Modal de Alerta de Aniversários e na Webpart Aniversariantes;
- Ocultar Data de Nascimento: Este campo define se a data de nascimento/aniversário do usuário será removida/ocultada ou não na apresentação do Usuário (Listagem e Perfil) na Intranet. Por padrão o sistema deixará este campo desmarcado, sendo que o usuário e/ou administrador poderá alterar se necessário.
Dados Complementares
- Foto: Neste campos vamos carregar a foto do usuário a ser cadastrado, selecione a imagem no computador conforme exemplo abaixo;
Obs.: Caso a janela de recorte da foto não abra, localize na barra de endereço do navegador o alerta de pop-up e habilite a janela pop-up conforme imagem abaixo, posteriormente selecione novamente a imagem no computador.
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- Ocultar Foto: Este campo define se a foto do usuário será removida/ocultada ou não na Intranet. Por padrão o sistema deixará este campo desmarcado, sendo que o usuário e/ou administrador poderá alterar se necessário.
Por fim, o botão no canto inferior direito da página finaliza o cadastro de usuário e registra as informações no sistema.