Esta Webpart é utilizada para criação de WorkFlows (formulário com fluxo de etapas) personalizadas.
Conforme modelos abaixo, o módulo apresenta duas visões das solicitações, a visão padrão onde os Itens de Workflow são listados na Webpart, conforme imagem abaixo.
E a visão de Kanban, onde os itens são exibidos conforme Raias e/ou Etapas correspondentes no fluxo do Workflow, basta selecionar o botão "Alterar Visão" para a mesma exibida no módulo;
Cadastro de Workflow
Além das informações básicas para cadastro de Webpart, precisamos definir algumas configurações para sua utilização:
Conforme imagens acima, primeiramente o processo de cadastro é inicializado com preenchimento dos campos "Nome e Cabeçalho, Tipo de Numeração e Numeração Corrente", a seguir veremos a forma de configuração das abas "Grupos de Campos - Definição de Campos - Etapas - Etapa Detalhamento - Customização de Layout - e Regras":
Aba Grupos de Campos
- Aba responsável pela definição dos grupos de campos do formulário a ser criado.
Para cadastrar um grupo de campos basta informar o título do grupo no campo "Nome";
Observe que o Layout do Workflow poderá ser configurado inicialmente nesta aba, por meio da definição do Agrupamento de campos em colunas para exibição dos dados configurados no formulário, sendo possível dividir o agrupamento em até 3 colunas, conforme tela de cadastro. Além disso, também é possível ocultar o nome do campo por meio da seleção/marcação da coluna "Inibir Nome";
Na visualização do formulário, o exemplo de abaixo com 2 colunas configuradas para o campo Agrupamento de Campos demonstra a praticidade na montagem e visualização dos dados na tela;
Aba Definição de Campos
- Aba responsável pela definição dos campos do formulário de cada Grupo, mais detalhes a seguir:
- Grupo: Determina um grupo para os campos a serem cadastrados no formulário;
- Nome: Determina um nome para o campo do formulário;
-
Exibe na Listagem: Define se o campo será exibido na listagem ou não;
-
Exibe na Pesquisa Avançada: Define se o campo será exibido/utilizado na pesquisa avançada;
- Tipo de Dado: Determina o tipo de dados que serão recebidos no campo do formulário:
-
- Texto: Define o campo para texto curto;
- Texto de Varias Linhas: Define o campo para texto longo/mensagem;
- Número;
- Data: Define o tipo campo para preenchimento de Data;
- Opções - Seleção Simples;
- E-mail: Define o tipo campo para preenchimento de e-mail;
- Opções - Seleção Múltipla;
- Anexo: Define o tipo campo para carregamento/upload de arquivos;
-
Texto Explicativo: Campos de Título/Texto e Imagem para montagem dos formulários, onde é possível cadastrar texto com formatação e imagem no formulário de Workflow;
*Exemplo de visualização no formulário
-
Fonte de Dados - Seleção Simples: Campo com consulta de dados manuais ou busca SQL para montagem de listas, define a Fonte de dados na forma de consulta simples;
-
Fonte de Dados - Seleção Múltipla: Campo com consulta de dados manuais ou busca SQL para montagem de listas, define a Fonte de dados na forma de consulta múltipla;
*É importante lembrar que as fontes de dados exibidas na seleção dos campos são cadastradas previamente no módulo Administração >> Conteúdo Geral >> Fonte de dados;
-
Anexo Múltiplo: Define o tipo de campo para carregamento/upload de vários arquivos;
-
Hora: Define o tipo de campo para preenchimento de Hora;
- Limite Caracteres: Limita a quantidade de caracteres do campo do formulário.
Etapas
- Define as etapas de do fluxo de aprovação do WorkFlow.
- Nome: Define o nome da etapa;
- Status: Define o texto apresentado no status do WorkFlow;
- Texto Introdução:
- Texto Confirmação:
- Permite Definir Responsável: Habilita definir um responsável especifico para aprovação da etapa
Etapa Detalhamento
- Aba responsável pela moderação e configuração dos campos e respectivas etapas relacionadas, mais detalhes a seguir:
- Selecionar Etapa: Seleciona a etapa do workflow que deseja editar;
- Selecione a Configuração da Etapa: Selecione os detalhes da etapa que deseja editar
-
-
Editar campos: Permite definir as ações de edição de cada campo do formulário em cada etapa do workflow;
- Visualização: Determina que será possível apenas visualizar o campo nesta etapa;
- Oculto: Determina que o campo não será visualizado nesta etapa;
- Edição: Determina que o campo pode ser editado nesta etapa.
-
Editar campos: Permite definir as ações de edição de cada campo do formulário em cada etapa do workflow;
Exemplo de edição de campos >> ação visualização
-
- Editar usuários de Edição: Permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para editar a etapa selecionada.
Exemplo de tela editando usuários de edição
-
-
- Editar Usuário de Visualização: Permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para visualizar o fluxo da etapa selecionada.
Exemplo de tela editando usuários de visualização
-
-
Editar Notificações: Permite definir usuários que receberão notificação das atualizações de status do workflow;
- Notificar solicitante;
- Notificar responsáveis;
- Notificar os seguintes e-mails em preenchimentos deste formulário: Para adicionar outros emails basta informar o nome do responsável no campo "Nome" e o respectivo e-mail para contato no campo "E-mail", em seguida selecione o botão "Incluir E-mail" para adicionar o contato à listagem;
-
Editar Notificações: Permite definir usuários que receberão notificação das atualizações de status do workflow;
Aba Customização Layout
- Aba responsável pela personalização de cores e formatação para "Título e Texto" dos campos do formulário, mais detalhes a seguir:
-
- Selecione o campo: Define o campo a ser personalizado, selecione um campo (ou pergunta) do formulário;
- Formatação do Nome: Este campo define o nome de apresentação do campo, e permite a formatação de cor e estilo de fonte do mesmo, por meio dos recursos de estilização do editor HTML;
-
- Texto Orientativo: Define o texto orientativo a ser exibido no campo do formulário, é representado pelo ícone ? ao lado do campo, o texto cadastrado será exibido ao passar o mouse pelo ícone ? conforme exemplo da imagem abaixo;
-
- Após cadastro selecione o botão Salvar para confirmar as personalizações realizadas no campo selecionado;
Aba Regras
Nesta área vamos fazer a definição de regras dos campos do formulário, segue exemplo a seguir.
Este recurso consiste na configuração de regras para o campo de preenchimento, seguindo a necessidade e fluxo de dados de cada cenário modelado no Workflow.
Por exemplo, para a Regra 1 é especificado o seguinte: Se [Campo X] Não For Preenchido Então [Invalidar o preenchimento/envio do formulário para as próximas etapas], conforme exemplo abaixo:
Após seleção da Regra, a mesma será salva e descrita conforme imagem acima. Cada parâmetro descrito na Regra precisa ser informado, por exemplo ao clicar no parâmetro "Campo X" é exibido a tela de "Seleção de Campo" para informar qual valor será utilizado no mesmo, segue print abaixo da simulação;
Após selecionar o valor do parâmetro, clique no botão Avançar para configurar os demais parâmetros e/ou Condições da Regra;
Além de Valor dos parâmetros, é necessário selecionar a condição que será aplicada na Regra, conforme exemplo abaixo;
Na sequencia, será solicitado a definição da "Formula Valor" para atender a Regra selecionada, conforme exemplo abaixo;
No final será solicitado o cadastro da "Mensagem" a ser exibida para orientar o usuário, caso a Regra configurada não seja atendida no preenchimento do Formulário;
Posteriormente ainda será solicitado que informe em quais etapas a Regra será aplicada/considerada, conforme simulação abaixo;
Após revisar todos parâmetros correspondentes na Regra, salve as alterações no botão "Atualizar";
Exemplo de Regra 1 com todos os parâmetros configurados
Na simulação da Regra acima, se o campo [nome completo] não for preenchido, será impossibilitado o envio do Formulário para as próximas etapas do Workflow, exibindo a mensagem configurada na Regra para o usuário, conforme exemplo abaixo;
*É importante ressaltar que além deste exemplo, será possível configurar diversas Regras para os campos do Workflow.
Edição
- A segunda aba "Edição" permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para editar a Webpart em questão. Nela definimos quais Usuários e Grupos poderão editar a Webpart.
Disponibilidade
A terceira aba "Disponibilidade" trata da disponibilidade dessa Webpart, que pode ser definida por usuário, grupo, tempo e etc., conforme descrevemos abaixo cada uma delas:
- Disponível: Define se a Webpart estará visível ou não.
- Usuários: A opção Todos disponibilizará a Webpart na tela inicial para qualquer pessoa que acessar a Intranet. Na opção Somente Logados, apenas os usuários que possuem cadastro no sistema poderão visualizá-la.
- Disponível por Período: Caso a Webpart em questão deva ser visualizada apenas por um tempo, como por exemplo, uma campanha sazonal.
- Exibir somente para Grupos ou Usuários: Esta permissão é semelhante à de edição, só que trata da visualização da Webpart . Uma Webpart pode ser visualizada apenas por um grupo, por um usuário ou por ambos, um grupo e um usuário específico.
*Exemplo de visualização do formulário Workflow com Item de atendimento em aberto na intranet
*Exemplo de visualização da aba Detalhes do formulário Workflow na intranet
Minhas Aprovações
- Em "Minhas Aprovações" é possível fazer a pesquisa de solicitações/formulários do workflow, pendente e finalizado.
- Área / Item: Permite pesquisar pelo título do formulário workflow;
- Data de abertura: Permite filtrar por um período especifico;
- Somente itens em que sou solicitante: Apresenta somente as solicitações abertas pelo usuário;
- Somente itens que eu faço parte da equipe: Apresenta somente solicitações em que o usuário faz parte do processo;
- Andamento dos itens: Permite filtrar entre formulários pendentes ou finalizados.