Esta Webpart possibilita a inserção de uma biblioteca de arquivos na sua página, que estarão disponíveis para download dos usuários conforme as permissões definidas para visualização e edição.
- Tipo de Conteúdo: Define a forma como os conteúdos serão exibidos ao escolher uma pasta. Existem 4 tipos de conteúdos previstos: ARQUIVOS, FOTOS, VÍDEOS E HOLERITE.
-
- Tipos ARQUIVOS e VÍDEO: Define a visualização de Biblioteca de Arquivos conforme exemplo abaixo:
- Tipo FOTOS: Define a visualização de Biblioteca de Fotos;
-
- Tipo HOLERITE: Define a visualização de Biblioteca de holerites. Para este tipo é possível definir o padrão de nomenclatura dos arquivos de holerite que serão carregados.
-
- Padrão de nome do Arquivo de Holerite: Define o padrão utilizado para nome dos arquivos que serão carregados na intranet para realizar o vínculo do arquivo com o usuário logado. É possível fazer o vínculo utilizando o código/matrícula do usuário (@COD) ou informação do login do usuário (@LOGIN). Para a montagem da regra é obrigatório um separador entre os nomes do arquivo para a aplicação da regra (Exemplo: hífen ou underline).
- Usando as variáveis identificadoras de filtro, ao definir o padrão @COD_ os arquivos a serem enviados deverão iniciar com o código do cliente seguido de "_" com demais descrição que desejar, segue exemplo abaixo:
- Selecione a pasta: Permite organizar os arquivos distribuídos em pastas especificando o assunto do documento;
- Legenda: Campo importante para determinar como será exibido os arquivos carregados em massa de forma geral para os usuários.
- Pastas: Permite a criação de pastas e a organização das mesmas por hierarquia (pasta/subpasta). Após definir a hierarquia de pastas é preciso clicar no botão Atualizar para submeter às informações e habilitar o envio de arquivos.
- Envio de Arquivos: Permite o envio e a organização dos arquivos na biblioteca. Para envia-los, basta escolher os arquivos através do botão Selecionar e logo após clicar no botão Enviar. Após enviá-lo é necessário definir a pasta para qual ele será enviado e clicar no botão Gravar Arquivos.
Na imagem acima visualizamos uma lista com o arquivo abrir.png. Os destaques em vermelho correspondem aos campos para inserção e atualização de descrições para os arquivos enviados. Caso queira, basta escrever a descrição no campo e depois clicar no botão Atualizar Descrições. Visualizamos também a opção de alterar as Permissões destes arquivos pelo ícone (obedecendo ao modelo de permissões padrão) e Deletar os arquivos desnecessários (opções destacadas em azul). Para finalizar as configurações deve-se sempre clicar no botão Atualizar.
*Carregamento de arquivos em massa: É importante lembrar que a ferramenta permite fazer upload de arquivos em massa e o preenchimento de uma legenda padrão para ser considerada nos arquivos que foram carregados. Considerando o upload de muitos arquivos, com este recurso o usuário não precisa preencher legenda para cada arquivo carregado.
- Edição: Permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para editar a Webpart em questão. Nela definimos quais Usuários e Grupos poderão editar a Webpart.
- Disponibilidade: Trata da disponibilidade dessa Webpart, que pode ser definida por usuário, grupo, tempo e etc., conforme descrevemos abaixo cada uma delas:
- Disponível: Define se a Webpart estará visível ou não.
- Usuários: A opção Todos disponibilizará a Webpart na tela inicial para qualquer pessoa que acessar a Intranet. Na opção Somente Logados, apenas os usuários que possuem cadastro no sistema poderão visualizá-la.
- Disponível por Período: Caso a Webpart em questão deva ser visualizada apenas por um tempo, como por exemplo, uma campanha sazonal.
- Exibir somente para Grupos ou Usuários: Esta permissão é semelhante à de edição, só que trata da visualização da Webpart . Uma Webpart pode ser visualizada apenas por um grupo, por um usuário ou por ambos, um grupo e um usuário específico.
Após preencher os campos solicitados, salve as alterações;
- Foram desenvolvidas melhorias nos acessos aos arquivos da biblioteca. Além de manter o nome original do documento no download, também é possível parametrizar (via configuração geral) a forma de acesso aos arquivos, se serão abertos via navegador (caso o tipo de documento tenha suporte) ou se sempre será forçado download.
Exemplo de visualização - Webpart Biblioteca
- Para visualizar a Biblioteca tipo Holerite será necessário informar a senha de acesso, utiliza-se a mesma senha cadastrada para o login na Intranet.
Exemplo de visualização após informar senha de acesso - Biblioteca de Holerites