Esta webpart possibilita a criação de listas conforme a demanda dos usuários, como por exemplo, um cardápio semanal do restaurante da empresa. Sua criação também é bastante simples, basta inserir os campos padrões de Nome e Cabeçalho e em seguida criar a quantidade e tipos de colunas que a lista irá suportar. Os tipos de campos possíveis para as colunas são semelhantes aos já utilizados na ferramenta de Formulário, porém, em menor quantidade de opções.
- Nome
- Cabeçalho
- Definição de colunas: Permite cadastrar as colunas da lista em questão;
- Edição: Permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para editar a Webpart em questão. Nela definimos quais Usuários e Grupos poderão editar a Webpart.
- Disponibilidade: Trata da disponibilidade dessa Webpart, que pode ser definida por usuário, grupo, tempo e etc., conforme descrevemos abaixo cada uma delas:
- Disponível: Define se a Webpart estará visível ou não.
- Usuários: A opção Todos disponibilizará a Webpart na tela inicial para qualquer pessoa que acessar a Intranet. Na opção Somente Logados, apenas os usuários que possuem cadastro no sistema poderão visualizá-la.
- Disponível por Período: Caso a Webpart em questão deva ser visualizada apenas por um tempo, como por exemplo, uma campanha sazonal.
- Exibir somente para Grupos ou Usuários: Esta permissão é semelhante à de edição, só que trata da visualização da Webpart . Uma Webpart pode ser visualizada apenas por um grupo, por um usuário ou por ambos, um grupo e um usuário específico.
Após preencher os campos solicitados, salve as alterações;
Exemplo de visualização - Webpart lista