A Webpart Notícias cria uma área semelhante à ferramenta de Eventos, porém, exibindo uma lista de notícias inseridas pelos administradores.
Primeiramente é necessário criar a estrutura da Webpart Notícia, a estruturação é simples, exigindo apenas Nome, Cabeçalho;
Além disso, o módulo possui recursos adicionais como opções para "Habilitar Impressão, Gerar RSS", definição de "Registros por Paginação" e "Permitir Comentários". Cada opção precisa ser habilitado diretamente na tela de cadastro conforme exemplo na imagem acima.
No final da página de cadastro, ainda teremos a aba de Notícias Relacionadas, para adicionar itens de notícias disponíveis de outras Webparts de Notícia cadastradas na Intranet.
- Notícia Relacionadas: Permite fazer o relacionamento de notícias;
- Edição: Permite a configuração dos usuários e grupos que terão permissão para editar a Webpart em questão. Nela definimos quais Usuários e Grupos poderão editar a Webpart.
-
Disponibilidade: Trata da disponibilidade dessa Webpart, que pode ser definida por usuário, grupo, tempo e etc., conforme descrevemos abaixo cada uma delas:
- Disponível: Define se a Webpart estará visível ou não.
- Usuários: A opção Todos disponibilizará a Webpart na tela inicial para qualquer pessoa que acessar a Intranet. Na opção Somente Logados, apenas os usuários que possuem cadastro no sistema poderão visualizá-la.
- Disponível por Período: Caso a Webpart em questão deva ser visualizada apenas por um tempo, como por exemplo, uma campanha sazonal.
- Exibir somente para Grupos ou Usuários: Esta permissão é semelhante à de edição, só que trata da visualização da Webpart . Uma Webpart pode ser visualizada apenas por um grupo, por um usuário ou por ambos, um grupo e um usuário específico.
- Após preencher os campos solicitados, salve as alterações;
Posteriormente ao cadastro, a Webpart Notícias estará disponível na página conforme exemplo abaixo, ou seja, após habilitar o modulo de Notícias poderemos dar sequencia na inclusão de Itens de notícia que serão listados na Webpart.
A inserção de Itens de notícia também é semelhante à de Eventos, basta selecionar o botão "Novo Item" na visualização da Webpart e preencher os campos solicitados na tela de edição, mais detalhes a seguir:
- Título: Da notícia.
- Data
- Chamada: Texto de chamada, que será exibido como descrição no campo de notícias.
- Imagem Listagem: Imagem que aparecerá na lista de notícias, juntamente com o título e a chamada.
- Conteúdo: Descrição da notícia.
- Fotos da Notícia: Galeria de imagens que será exibida junto à notícia.
O funcionamento dos campos de inserção de imagem é semelhante aos já descritos anteriormente na Biblioteca.
Exemplo de visualização - Webpart notícias
Observe que na página de Detalhes da notícia foi restruturada para permitir a geração de Link exclusivo para acesso à mesma, dessa forma ao clicar no botão de compartilhamento é realizada a cópia do link para posterior direcionamento.