Atualização Importante: o Analytics Universal (a versão padrão do Google Analytics UA-xxxxxxxxx-x) deixará de processar novos dados em 2023. Logo, o Google Analytics 4 será a única ferramenta do Google disponível para rastrear as atividades de acesso do seu site.
O que é o GA4?
Em sua essência, o Google Analytics 4 é focado em fornecer mais dados durante a jornada de acesso (navegação) do consumidor/usuário. Dessa forma, mais dados estão disponíveis após a aquisição de um usuário, incluindo seu nível de engajamento, monetização e retenção.
Assim, o Google Analytics 4 é uma nova propriedade que saiu da versão beta em outubro de 2020. Um dos principais motivos para essa atualização que o Google cita em seu anúncio é devido a mudanças no comportamento do consumidor e atualizações significativas na política de privacidade vigente atualmente (LGPD).
Como funciona o GA4?
O novo Google Analytics oferece uma abordagem baseada em aprendizado de máquina para revelar informações entre plataformas e uma abordagem centrada na privacidade.
Embora vários insights baseados em IA estejam disponíveis desde 2016, alguns exemplos de seus novos recursos incluem:
-
Alertas automáticos de tendências nos dados, como aumento da demanda por um produto específico
-
Antecipar as ações do cliente calculando a probabilidade de rotatividade
-
Outras métricas preditivas, como estimativas de receita de grupos de público
A seguir veremos os principais benefícios que o GA4 oferece.
Integração mais profunda com o Google Ads
Uma das mudanças significativas que os anunciantes vêm solicitando do Google Analytics é uma ferramenta para medir as integrações de aplicativo e web juntas.
Em particular, a integração permite que você veja conversões no aplicativo e na web para Google Ads, YouTube Ads, outros canais pagos não Google, como Facebook, e canais orgânicos, incluindo pesquisa, social e e-mail. Essa integração de dados móveis e de aplicativos ajuda a simplificar a medição do impacto geral de todos os seus investimentos em marketing, independentemente do canal de aquisição.
Medição centrada no cliente
Outro foco principal da atualização é uma abordagem mais centrada no cliente para rastrear a jornada do cliente, normalmente uma experiência fragmentada envolvendo vários dispositivos e plataformas. Como o Google descreve:
Ele usa vários espaços de identidade, incluindo IDs de usuário fornecidos pelo profissional de marketing e sinais exclusivos do Google de usuários que optaram pela personalização de anúncios, para fornecer uma visão completa de como seus clientes interagem com sua empresa.
Novamente, isso se resume a saber exatamente de onde vêm os clientes e quais ações eles realizam ao longo de sua jornada de navegação interagindo com uma empresa.
Relatórios Reorganizados
Com relação aos relatórios, o objetivo do Google era simplificar o rastreamento de um cliente ao longo de um funil de marketing.Por exemplo, abaixo, você pode ver que eles têm uma nova seção chamada “Ciclo de Vida”, que inclui relatórios para:
-
Aquisição
-
Engajamento
-
Monetização
-
Retenção
Anteriormente, o Google Analytics tinha apenas o relatório de Aquisição, portanto, essas novas seções oferecem muito mais visibilidade nos estágios posteriores do ciclo de vida do cliente.
Além desses relatórios, outro novo recurso de relatório é a seção “Análise”, que fornece vários modelos para analisar funis de conversão, jornada do usuário, análise de coorte e muito mais:
Uma nova abordagem para controles de dados
Por fim, o novo Google Analytics foi projetado para se adaptar ao novo cenário de privacidade com controles mais granulares sobre coleta, retenção e análise de dados do usuário. Especificamente, eles estão desenvolvendo uma abordagem para coleta de dados que não usa cookies ou identificadores. Em vez disso, a nova plataforma dependerá mais da modelagem de dados para preencher lacunas na jornada do cliente, onde os dados podem estar incompletos ou inacessíveis.
Para fazer o cadastro ou migração de propriedade para o Google Analytics 4 acesse o link abaixo:
-> Introdução ao Google Analytics 4
Eventos recomendados para o GA4
O Google recomenda os eventos abaixo para medir as vendas no seu site ou app. Eles são úteis para os setores de varejo, e-commerce, educação, imóveis e viagens. O envio desses eventos é responsável pela coleta de dados do Relatório de compras de e-commerce.
Evento Acionamento
Quando usuário seleciona a forma de pagamento no bloco de formas no Checkout |
|
Quando usuário seleciona a forma de envio no bloco de forma de entrega (Carrinho e Checkout) |
|
Quando usuário avança a identificação e a próxima página é o Checkout |
|
Quando o usuário clica em finalizar pedido |
|
Quando o usuário visualiza o carrinho |
|
Um usuário adiciona itens a uma lista de desejos |
|
Um usuário remove itens do carrinho |
|
Um usuário vê uma lista de itens/ofertas |
|
Quando o usuário realiza o login |
Acompanhamento de eventos com GA4 e GTM
Compreensivelmente, você não terá que fazer muito para eventos de medição automáticos e aprimorados.
Então, mostraremos como adicionar eventos personalizados manualmente. O mesmo processo também funcionaria para os eventos recomendados, desde que você use os nomes de eventos e os parâmetros mencionados pelo Google aqui.
Digamos que você queira rastrear os Pedidos finalizados na sua loja virtual. Começaremos ativando sua conta do GTM e criando uma nova tag.
Escolha o tipo de tag de evento Google Analytics: GA4 na galeria de modelos.
Em seguida, selecione a Tag de configuração. Supondo que você já tenha instalado o GA4 na sua loja virtual, você pode escolher sua tag de configuração do GA4 aqui e adicionar um Nome de evento.
Em seguida, você precisa inserir os parâmetros do evento (semelhante ao Universal Analytics). A forma como você configura isso depende de quais informações você deseja enviar com seu rastreamento para sua conta do GA4.
Para este exemplo, queremos coletar as informações da finalização do pedido realizado na loja virtual. Conforme tabela de eventos exibida anteriormente vamos definir "Purchase" como o nome do evento e informar os parâmetros e valor relacionado. Dessa forma, sua sessão de configuração da tag "Evento Purchase - Pedido Finalizado" ficaria assim:
Agora configuramos a tag com sucesso, mas ainda precisamos escolher um acionador para que nosso evento seja acionado. Clique na área de acionamento e na sessão "Exibição de página" escolha a opção DOM Pronto .
Em seguida, selecione a opção Alguns eventos DOM Pronto para definir a condição de acionamento, e selecione a opção "Page Path" em seguida "Contem" e informe no campo em branco o texto "/Confirmacao", conforme exemplo abaixo:
Após configuração do acionador, salve as alterações. A visualização do evento configurado será exibida conforme imagem abaixo:
Em seguida será necessário configurar as variáveis do evento. Na aba lateral selecione a opção "Variáveis"
No sessão de Variáveis definidas pelo usuário, selecione o botão "Nova" para cadastrar nova variável.
No cadastro da variável, selecione o tipo "Variável de camada de dados"
Em seguida informe o nome da variável no campo "nome da variável da camada de dados". Observe que o campo "versão da camada de dados" é preenchido automaticamente pela plataforma para versão mais atualizada.
Após preenchimento dos campos solicitados informe um nome para variável e salve alterações. Observe que a referência relacionada a variável em questão é exibida automaticamente pela plataforma.
*É importante lembrar que para cada parâmetro informado na Tag "Evento Purchase - Pedido Finalizado" será necessário cadastrar uma variável de camada de dados para fazer referência. Logo a lista de variáveis para esta tag deve ficar conforme imagem abaixo:
Depois de concluir as etapas de configuração de "Tag, acionador e variáveis", publique as alterações e verifique no modo de visualização do GTM se a nova tag está sendo acionada conforme exemplo abaixo.
Além de validar os eventos disparados pelo ID do GTM, a ferramenta também exibe os dados coletados especificamente para o GA4 por meio do Data Layer, basta selecionar o ID da tag conforme exemplo abaixo.
Após configuração e verificação de tag via GTM, acesse a conta do Google Analytics e analise as informações coletadas por meio dos gráficos disponibilizados pela plataforma.
Agora também podemos verificar se o GA4 está recebendo corretamente o evento encontrado em Configurar → DebugView. Descubra se o evento que acabamos de configurar está aparecendo.
Referências:
->https://developers.google.com/analytics/devguides/collection/ga4/tag-guide?hl=pt-br
->https://basedeconhecimento.tray.com.br/hc/pt-br/articles/7809816247579-Google-Analytics-4-Nativo
->https://gomarketingschool.com.br