O pixel do Facebook é um recurso que permite monitorar conversões em um site e criar públicos para as campanhas de anúncios no Facebook. Com ele, você consegue saber quantas vendas, visualizações de conteúdo ou quantos leads a sua empresa conquistou com os anúncios, por exemplo. O pixel do Facebook registra as compras, visualizações e cadastros, enviando todos esses dados para o seu gerenciador de anúncios.
Benefícios do pixel do Facebook
Com 2 bilhões de usuários em todo o mundo, o Facebook é referência na internet e um canal de marketing altamente importante para as empresas. Ao vinculá-lo ao seu site, você maximiza o seu potencial. Pense no seguinte exemplo: alguém visita o seu site e adquire um produto seu. Logo, passa a ser considerado um cliente com perfil desejável para suas próximas campanhas de marketing, já que efetuou uma compra. Usando o pixel do Facebook, você consegue criar anúncios na rede social direcionados exatamente para esse público, gerando muito mais vendas.
Há várias maneiras de usar dados coletados no rastreamento de pixels do Facebook para refinar sua estratégia de publicidade no Facebook.
Com o pixel do Facebook, você pode:
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Alcançar as pessoas certas
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Gerar mais vendas
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Avaliar os resultados dos seus anúncios
Eventos e parâmetros
Os eventos padrão no código do pixel do Facebook permitem acompanhar eventos específicos, otimizar conversões e criar públicos.
Os parâmetros de evento são pedaços de informação que os anunciantes colocam ao lado do snippet de pixel de rastreamento de evento. Isso nos permite rastrear quais eventos específicos ocorrem em cada parte do site.
Os parâmetros de evento que você pode adicionar incluem:
- Valor - geralmente usado para compras para informar ao Facebook o preço do item comprado
- Moeda - anda de mãos dadas em valor
- Content_name - Nome do produto
- Content_category– A classificação na qual você colocaria o produto
- Content_type– O tipo de item que o produto é
Configuração de eventos
Para iniciar a configuração de eventos é necessário acessar sua página no Business Manager Overview - Facebook, mais detalhes a seguir:
- Acessar o painel do Business Manager Overview do Facebook e fazer login;
- Selecione o negócio (página);
- Nas opções do menu superior, selecione a opção "Gerenciador de Eventos";
- Com o gerenciador de Eventos aberto, selecione a opção "Pixel do Facebook: rastrear atividades do site" como fonte de dados;
- Com a janela "Conectar a atividade do site usando um pixel" aberta, será exibido dois campos:
- Nome do Pixel: Se você já possui um pixel cadastrado, este campo será preenchido automaticamente conforme exemplo abaixo;
- Confira no seu site opções de configuração fáceis: Neste campo você deve informar o link do site ou loja virtual onde o pixel está configurado;
Após preencher os campos acima, selecione o botão "Selecionar";
- Nome do Pixel: Se você já possui um pixel cadastrado, este campo será preenchido automaticamente conforme exemplo abaixo;
- Por padrão será exibida algumas opções de cadastro de pixel na tela conforme exemplo abaixo, feche a janela selecionando o botão "Cancelar';
- Com a visão geral do Gerenciador de Eventos aberta na tela, localize o campo "Todas as fontes de dados" e selecione o Pixel que deseja configurar;
- Com a visão geral do Gerenciador de Eventos aberta na tela, selecione a opção "Configurar / Configurar novos eventos" no menu;
- Na janela de Configuração de Eventos na tela, clique na opção "Usar a Ferramenta de Configuração de Eventos do Facebook";
- Com janela de configuração aberta na tela, informe o link do site e/ou loja virtual onde o pixel está habilitado, e selecione o botão "Abrir site";
- A página será direcionada para o link informado, e o observe que a ferramenta de configuração de eventos do Facebook Pixel será exibida na tela, conforme exemplo abaixo:
A ferramenta de configuração possui algumas opções para serem utilizadas na página, segue mais detalhes abaixo:
- Eventos nesta página: Exibe todos eventos configurados na página visualizada;
- Todos os eventos: Exibe todos os eventos configurados para o pixel instalado no site;
- Rastrear novo botão: Função utilizada para rastrear novos botões;
Obs.: quando você configura um evento em um botão, o evento é adicionado a todos os botões com o mesmo texto ou texto semelhante no seu site. - Rastrear uma URL: Função utilizada para rastrear as URLs relacionadas aos eventos do site.
Evento Pageview - Visualização de páginas
Este evento é configurado automaticamente ao habilitar o Pixel no site, ou seja após concluída a configuração do pixel no website o mesmo é ativado automaticamente para monitorar os acessos as páginas do site.
Evento Purchase - Finalização de Compra/Pedido
Este evento é responsável pela captura da conclusão de uma compra, ou seja ele monitora a finalização dos pedidos, geralmente indicada pelo recebimento de uma confirmação de pedido, compra ou recibo da transação. Por exemplo, o evento é ativado quando o usuário é direcionado para uma página de agradecimento ou confirmação de compra e/ou pedido.
Para fazer o cadastro do evento de finalização de pedido e/ou compra siga os passos abaixo:
- Com a ferramenta de configuração evento habilitada na loja virtual, localize a página de confirmação de pedido;
- Com a página de confirmação de pedido aberta na tela, selecione o botão "Rastrear uma URL" na ferramenta de configuração de evento;
- Observe que a ferramenta irá capturar a URL da página de confirmação de pedido aberta na tela;
- Neste momento você deve selecionar a opção "URL Contem" e editar a URL capturada pela ferramenta de captura. A edição da URL é necessário, pois a ferramenta precisamos remover o número do pedido da URL;
- Com a opção "URL Contem" exibida na tela é possível fazer a edição da URL e remover o número do pedido da mesma conforme exemplo abaixo;
- Após editar a URL, localize o campo seleção de eventos e selecione o evento correspondente a finalização de pedido, ou seja selecione o evento "Comprar";
- Após selecionar o evento comprar será exibido novos campos na tela para configuração de parâmetros dos valores do evento:
- Value: Campo responsável pela configuração de parâmetros dos valores do evento;
- Moeda: Campo preenchido automaticamente pela ferramenta de configuração, define a moeda dos valores do evento;
Neste exemplo vamos simular apenas a captura de finalização do pedido, logo não será necessário configurar parâmetro de valores para o evento, devido a isso selecione o campo "Don't include value" e clique no botão 'Confirmar';
- Após confirmar a configuração do evento, será exibido a mensagem de confirmação e o evento será ativado conforme exemplo abaixo;
Evento Initiate Checkout - Iniciar Finalização de Compra.
Evento responsável por informar o início do processo de finalização da compra. Por exemplo, ao clicar no botão Finalizar a compra.
Para fazer o cadastro do evento de Inicio de Finalização de Compra e/ou pedido siga os passos abaixo:
- Com a ferramenta de configuração evento habilitada na loja virtual, selecione um produto para compra e localize a página do carrinhos de compras;
- Com a página de carrinhos de compras aberta na tela, selecione o botão "Rastrear novo botão" na ferramenta de configuração de evento;
- Observe que a ferramenta irá exibir todos os botões da página na tela, neste momento selecione o botão "Concluir Compra";
- Após selecionar o botão "Concluir compra", será exibido o campo de configuração de eventos, selecione o evento "Iniciar finalização da compra" conforme exemplo abaixo;
- Após selecionar o evento será exibido novos campos na tela para configuração de parâmetros dos valores do evento:
- Moeda: Campo preenchido automaticamente pela ferramenta de configuração, define a moeda dos valores do evento;
- Value: Campo responsável pela configuração de parâmetros dos valores do evento. Para configurar o valor do evento, basta selecionar a opção "Choose value on page" e clicar no valor total do pedido conforme exemplo:
Após selecionar o valor total do pedido, o mesmo será exibido no campo Value na ferramenta de configuração. Posteriormente selecione a botão "Confirmar";
- Moeda: Campo preenchido automaticamente pela ferramenta de configuração, define a moeda dos valores do evento;
Após salvar as configurações do evento, a ferramenta irá exibir o mesmo na aba "Eventos nesta página".
A ferramenta de configuração de eventos do Facebook Pixel é muito prática e permite com poucos cliques habilitar eventos importantes para mensuração de conversões do site ou loja virtual como podemos ver anteriormente. A partir de agora você pode utiliza-la com maior segurança e praticidade, para capturar qualquer botão do site basta utilizar a opção "Rastrear novo botão" e para capturar algum comportamento via URL das paginas basta usar a opção "Rastrear uma URL" conforme exemplificado acima.
Conversões Personalizadas
O outro benefício de rotular cada evento é a capacidade de criar conversões personalizadas. Digamos, por exemplo, que um usuário converta em um de seus anúncios um ímã de lead e, por algum motivo, opte por outro ímã de lead. Se você estiver apenas acompanhando eventos padrão, o Gerenciador de anúncios mostrará duas conversões da mesma campanha.
As conversões personalizadas nos permitem acompanhar conversões específicas que acontecem em nossos sites. Além disso, tê-los nos permite otimizar para conversões muito específicas.
Veja como configurar eventos personalizados
A conversão de eventos personalizados pode ser utilizada para filtrar eventos ou adicionar eventos padrão sem código adicional. Dessa forma, as conversões personalizadas permitem otimizar seus anúncios para eventos personalizados e todo o tráfego da URL, que não podem ser otimizados por conta própria. Para otimizar para eles, é possível criar uma conversão personalizada e escolher uma categoria de evento padrão semelhante à ação que deseja otimizar. Assim, será possível mostrar anúncios para as pessoas mais propensas a realizarem essa ação.
Para usar eventos padrão para otimização, crie uma conversão personalizada e selecione o evento padrão mais semelhante sob Categoria. Escolher uma categoria nos ajuda a exibir seus anúncios para as pessoas com maior probabilidade de realizar a ação selecionada. No exemplo abaixo, foi selecionado o evento "Iniciar finalização de pedido" como categoria:
- No campo "Evento site", você deve selecionar o evento que será utilizado como categoria da conversão;
- No campo "Regra" são definidas as regras da conversão a ser cadastrada, sendo que a ferramenta permite configurar regras tanto com parâmetros conforme exemplo acima, quanto gerar regras com URLs. Além disso é possível cadastrar mais de uma regra conforme necessidade;
- No campo "Nome", informe o nome da conversão personalizada;
Após definir as regras de conversão, confirme a configuração selecionando o botão "Criar";
Após criar a conversão, basta selecionar o botão concluir conforme imagem acima, e pronto conversão cadastrada e habilitada.
Exemplo de capturas do evento
Considerações
O rastreamento de eventos avançados é definitivamente algo muito útil se você tiver um site com um grande volume de tráfego ou se tiver vários funis. É especialmente válido para empresas que atendem a diferentes personas de clientes. Se você não segmentá-los corretamente, terá um grande público cujos detalhes e interesses podem estar espalhados por toda parte.
Fonte - Developers.facebook.com e Facebook.com/business