Hotjar é uma ferramenta de inteligência e análise de sites que fornece dados de navegação e comportamento do usuário por meio de mapas de calor, ou “heatmaps”, dessa forma ele mostra onde os visitantes mais clicam, ou seja, o mapa de calor nos indica o que chamou a atenção dos usuários que visitaram o nosso website.
Eles são criados com cores fortes como vermelho, laranja ou amarelo para indicar as áreas mais ativas, onde os usuários passaram o mouse ou clicaram. As áreas do website com menos “visitas” são representadas por cores mais suaves, como verde, azul e turquesa.
Além desse mapa, o Hotjar tem mapas que mostram onde os usuários passaram o mouse e também um “heatmap” de rolagem, que mostra que locais da página os visitantes permanecem por mais tempo, conforme usam a barra de rolagem, inclusive com percentagens exatas de quantos visitante visualizam cada posição do scroll na página.
Para sites que estão iniciando ou que não têm mais de 2.000 visitas por mês, o Hotjar têm uma versão básica gratuita que permitirá gerar um mapa de calor standard, com informações suficientes para analisar o comportamento dos visitantes.
Com o uso desses mapas é possível fazer vários testes para identificar determinados comportamentos dos usuários e utilizar essas informações para melhorar o acesso das páginas.
Atualmente, existem três tipos de mapas de calor:
1. Mapas do movimento do mouse
Este tipo de sistema irá mapear o movimento do mouse enquanto o usuário navega em uma página, rastreando-o ela tela do computador. Este tipo de mapa nos dá uma ideia do que chama mais a atenção do visitante e em quais partes da página eles permanecem mais tempo porque, consciente ou inconscientemente, costumamos acompanhar o nosso olhar com o ponteiro do mouse.
Esse tipo de informação é muito valiosa para lojas virtuais porque é possível saber detalhadamente quais produtos chamaram mais a atenção dos visitantes.
2. Mapa de clicks
Este mapa permite medir as áreas onde o usuário clicou, também medi o número de cliks e o número de visitantes únicos nessa área do website. Com este tipo de mapas podemos saber quantos visitantes assistiram um vídeo, ou clicaram em uma foto, ou um botão de compra por exemplo.
3. Mapa de scroll
Na loja virtual, quando o usuário precisa rolar para baixo muitas vezes, esse tipo de análise poderá dar-nos uma ideia muito específica de até onde o usuário chegou na página.
Então você pode adicionar os elementos mais relevantes no topo e começar a diminuir o grau de importância.
Instalando o Hotjar No Site Ou Loja Virtual
O código de acompanhamento Hotjar precisa ser instalado em seu site para começar a coletar dados. Este snippet de JavaScript pode ser encontrado em seu Painel Hotjar na página Sites e organizações, clicando no botão "Código de acompanhamento" ao lado do URL do site.
Coloque o script exibido acima no site ou loja virtual, aconselhamos o uso do Google Tag Manager para isso, você poderá criar um nova etiqueta HTML personalizada >> depois colar o código >> Selecionar o acionar como ALL (se quiser em todas as páginas) >> Clique em Guardar e Publicar.
*Para mais detalhes sobre o Hotjar, acesse o link - https://help.hotjar.com/hc/en-us
Quer conhecer mais sobre a ferramenta Google Tag Manager? clique aqui