Sabemos o quão grande é a quantidade de pessoas que utilizam as redes sociais hoje em dia, e isso só cresce a cada minuto que passa. Ter uma página de sua loja no Facebook e Instagram já deixou de ser algo opcional, pois são ferramentas incríveis para ter uma relação mais próxima com seus clientes, e claro, ofertar seus produtos a medida que realiza suas ações de marketing e de aquisição de novos seguidores e clientes.
Neste artigo veremos como realizar a integração com o Facebook Shops, possibilitando que ofereça seus produtos para seus clientes tanto no Facebook, como no Instagram!
1. Loja Facebook Shops
- Crie uma página para sua loja no Facebook
Para começar, será necessário criar uma página no Facebook para sua loja. caso ainda não tenha uma página poderá criá-la através do seguinte link: Crie a página de sua loja no Facebook. Segue mais detalhes abaixo:
- Caso você não esteja logado no Facebook assim que acessar o link, você acessará a seguinte página. Basta realizar o login com seus dados do Facebook, ou criar uma conta para sua loja, caso deseje:
- A partir do momento que acessar a conta do Facebook, onde deseja criar a página de sua loja, você acessará a página demonstrada abaixo, basta inserir os dados de sua loja (Nome, Categoria e Descrição) e então clicar no botão "Criar página".
Página da loja criada, agora você poderá completá-la com mais informações como desejar, lembre-se que quanto mais informações sobre o seu negócio, mais postagens, mais interações com seus seguidores, melhor performance sua loja terá nas redes sociais.
- Ative a sessão loja no Facebook
Após vincular os produtos de sua loja com a página do Facebook, chegou a hora de ativar a sessão loja, para isto, siga os passos a seguir:
- Acesse: https://www.facebook.com/commerce_manager/onboarding_landing, e clique em "Avançar".
- Na tela seguinte, selecione a opção "Finalização da compra em outro site" e clique em "Avançar".
- No próximo passo, você deverá escolher a página que criou para sua loja e clicar em "Avançar".
- Se você nunca teve uma conta empresarial no Facebook, você poderá criar uma clicando em "Criar uma nova conta empresarial", ou então selecionar uma conta já existente que queira utilizar. Lembrando que esta conta é a que terá acesso ao Gerenciador de Comércio do Facebook. Após selecionar ou criar uma conta comercial, clique em "Avançar".
- No próximo passo, você deverá selecionar para criar um novo catálogo. Dê um nome para o seu catálogo e clique em "Avançar".
- Na última etapa, caso todos os campos estejam preenchidos como desejou e conforme instruído nos passos anteriores, você poderá ler o "Acordo do Vendedor" e clicar sobre a caixa de seleção caso concorde com os termos de vendedor do Facebook. Por fim, basta clicar em "Concluir a configuração" e pronto!
-
Vincule os produtos da sua loja com o Facebook
Para prosseguir com esta configuração, será necessário utilizar XML gerado na sua loja virtual, é importante lembrar que o link de acesso ao XML é igual ao "endereço da sua loa virtual" + a url "/merchant.xml" conforme exemplo abaixo
http://www.sualojavirtual.com.br + /merchant.xml = http://www.sualoja.com.br/merchant.xml |
Agora veremos como inserir os produtos da loja virtual em sua loja do Facebook Shops.
- No gerenciador de comércio de sua loja Facebook Shops, clique em Catálogo >> Fonte de dados >> Adicionar produtos.
- Agora selecione a opção "Usar o carregamento em massa" e clique em "Avançar".
- Selecione a opção "Feed programado" e clique em "Avançar".
- Nesta etapa, você deverá inserir o link do XML (Conforme informado anteriormente) e clicar em "Avançar".
- Nesta tela, selecione a opção "A cada hora" e em "Repetir", insira o melhor horário para atualização de seus produtos (Na maioria dos casos, o melhor horário é antes do começo do expediente de sua loja). Após configurar, clique em "Avançar".
- Agora, basta dar um nome para a fonte de produtos de sua loja (Qualquer nome que fará você lembrar deste catálogo), alterar a moeda para BRL e clicar em "Enviar".
Pronto! Aguarde o Facebook carregar a fonte de dados de seus produtos e caso não haja problemas, os mesmos já serão vinculados à sua loja no Facebook Shops conforme exemplo abaixo.
2. Sacola de compras do Instagram
Com sua loja no Facebook Shops configurada, você agora tem a opção de utilizar o mesmo catálogo de produtos integrado a ela, para também alcançar seus seguidores do Instagram através das marcações com a sacolinha de produtos nas publicações que fizer nesta rede social. A seguir, você aprenderá como realizar esta configuração!
- Conecte o Instagram de sua loja com sua loja Facebook Shops
- Acesse novamente a página de sua loja no Facebook e clique em "Configurações".
- Agora acesse: Instagram >> Conectar conta.
- Basta realizar o login em sua conta do Instagram e pronto, contas do Instagram e Facebook sincronizadas!
- Altere o tipo de conta do Instagram para uma conta empresarial.
Para que possa utilizar o recurso da "Sacola de compras do Instagram", é necessário que tenha uma conta empresarial no Instagram. Este procedimento é bem simples de ser feito, basta seguir os seguintes passos:
- Na página do Facebook, acesse novamente Configurações >> Instagram, e agora clique em "Mudar conta"
- Basta clicar em continuar nas seguintes telas e aguardar alguns segundos para que o Facebook realize a configuração de sua conta empresarial no Instagram.
- Por fim, preencha as informações de sua conta empresarial do Instagram na seguinte tela e clique em "Concluir".
Pronto! Agora você já poderá marcar todos os produtos nas novas publicações que fizer em sua conta do Instagram!
Referências
- Facebook Developers
- TrayCommerce