Recentemente o Facebook disponibilizou o Bate-bapo do Messenger, no qual possibilita o uso em seu site, loja virtual ou blog transformando um contato mais próximo com seus clientes e parceiros. O plugin de bate-papo com o cliente permite integrar sua experiência do Messenger, permitindo que seus clientes interajam com sua empresa a qualquer momento com a mesma experiência personalizada e avançada que eles têm no Messenger.
A grande sacada do plugin é que sua conversa pode migrar entre as plataformas. Ou seja, tanto estando no Facebook, quanto no site ou no Messenger, o usuário poderá continuar a interagir. O plugin de bate-papo com o cliente carrega automaticamente o histórico do bate-papo recente entre a pessoa e a sua empresa. Isso significa que as interações recentes com sua empresa no messenger.com, no aplicativo Messenger ou no plugin de bate-papo com o cliente no seu site ficarão visíveis. Isso ajuda a criar uma experiência única para os clientes e permite que você continue a conversa mesmo depois que o cliente sai da sua página da Web. Não é necessário capturar as informações dos clientes para acompanhar, basta usar a mesma conversa no Messenger.
Instalando o chat do messenger no Site ou loja virtual
Passo 1 – Para colocar o chat do Messenger em seu site primeiro teremos que saber o ID de sua página no Facebook. Para isso abra sua página do Facebook >> Clique no item Sobre >> Localize o ID conforme imagem abaixo
Alternativamente, você pode digitar o nome da sua página do Facebook neste site e encontrar o seu ID numérico da página do Facebook.
Passo 2 – Você deve adicionar o seu domínio que irá utilizar o chat na lista branca (Whitelist) de autorizado em sua página no Facebook. Para isso novamente esteja em sua página >> Clique em Configurações (canto superior direito) >> Plataforma do Messenger >> Adicione seu domínio na lista como mostrado abaixo:
Passo 3 – O próximo passo é informar o AppID Facebook, solicite o AppID ao nosso canal de suporte (canal exclusivo para clientes Axysweb) e anote-o.
Passo 4 – Vamos editar o código do chat Messenger com as devidas informações:
Localize a linha 15 e mude o YOUR-APP-ID pelo ID que anotou no passo 3
Localize a linha 6 e coloque no lugar de YOUR-PAGE-ID pelo numero ID da sua pagina que fizemos lá no passo 1.
Passo 5 – Coloque o código HTML no site ou loja virtual, aconselhamos o uso do Google Tag Manager para isso, você poderá criar um nova etiqueta HTML personalizada >> depois colar o código >> Selecionar o acionar como ALL (se quiser em todas as páginas) >> Clique em Guardar e Publicar.
*Para mais detalhes sobre a documentação do Facebook Messenger, acesse o link: Facebook Delevopers
Quer conhecer mais sobre a ferramenta Google Tag Manager? clique aqui