A tag de comércio eletrônico nada mais é que o acompanhamento das transações feitas no site, com ela implementada no seu e-commerce você passa a ter acesso a ticket médio, quantidade de transações, receita, raking de produtos mais vendidos, e etc.
Para configurar a tag de comércio de eletrônico acesse sua conta no Google Tag Manager e siga os procedimentos abaixo:
1º Passo: Criar uma variável
- Selecionar a opção do menu lateral “Variáveis” e clicar em “Nova” na seção variáveis definidas pelo usuário;
- Selecionar a opção “Configuração do Google Analytics”;
- Definir o Id de acompanhamento com o Id do Google Analytics UA-XXXXXXXX-X e deixar o campo Domínio de cookie como auto;
- Clicar em salvar e informar um nome para essa variável.
2º Passo: Criar um acionador
- Clique na opção do menu lateral “Acionadores” e logo após em “Novo”;
- Selecione a opção “DOM pronto”;
- No campo “Este acionador é disparado em” selecione a opção Alguns eventos DOM prontos.
- No campo “Disparar este acionador quando ocorrer um evento e todas essas condições forem verdadeiras”: Selecione a opção ‘Page URL’, ‘opção contem’ e informe o final da URL: /Confirmacao.
- Clique em salvar e informe o nome do acionador.
3º Passo: Criar uma Tag
- Selecionar a opção “Tags” do menu lateral e clicar em Nova;
- Na configuração da Tag selecionar a opção “Google Analytics – Universal Analytics”;
- No campo “Tipo de Acompanhamento” selecionar “Transação”;
- No campo “Configurações do Google Analytics” selecionar a variável configurada no 1º passo;
- No acionamento selecione o acionamento que foi configurado no 2º passo;
- Clique em salvar e renomeie a tag.
4º Passo: Publicar a versão.
- No canto superior direito clique em enviar;
- Informe o nome da versão e uma descrição detalhada (Esses dois campos são opcionais). Após isso clique em Publicar.
*Caso ainda haja dúvidas referente os assuntos abordados neste Guia prático, entre em contato com nosso suporte pelo e-mail atendimento@axysweb.com.br . Estamos à disposição para dúvidas e sugestões.